domingo, 24 de outubro de 2010

Jornada da Comunicação: 2011 com data marcada em Vilhena

As atividades da Jornada da Comunicação, organizada pela equipe de professores do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo (Dejor) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Vilhena, foram encerradas no último sábado (23), mas continuam dando o que falar. A começar pelo ineditismo do evento no curso e a reunião de mais de 90 congressistas entre acadêmicos, professores, pesquisadores e comunicadores sociais de vários segmentos e empresas jornalísticas de Rondônia. “Este tipo de evento tem que acontecer sempre para termos noção do que está acontecendo nos bastidores da profissão e da produção jornalística em nosso Estado”, comentou o representante acadêmico, Sandro Mello, e complementou: “Assim podemos ver as formas diferentes de trabalhar, para aprendermos e errarmos aqui na universidade, enquanto estudantes”.
Com o tema Perspectivas para o Jornalismo: Academia e Mercado, o objetivo da Jornada da Comunicação foi alcançado: discutir nuances do jornalismo nos campos teórico e prático em Rondônia. Prova deste debate foi a gama de atividades que preencheu os três dias de evento (21, 22 e 23). “Esta Jornada é uma maneira de aproximar dos alunos a realidade do mercado de jornalismo em Rondônia, não só em Vilhena; e fazer com que haja, de fato, uma troca de experiência entre quem está no mercado e quem está na academia”, enfatiza a chefe do Dejor, profa. Me. Andréa Cattaneo, que agradeceu o empenho da equipe de professores e alunos e ao apoio da direção do campus, representada pela profa. Dra. Maria do Socorro Pessôa.
O dia do encerramento foi marcado com a continuidade das oficinas de Documentário: o caso Interoceânica, ministrado pela jornalista da TV Rondônia, Emanuela Palma, que demonstrou aos presentes a importância da construção do roteiro e a crítica na escolha de temáticas complexas, que segundo a profissional, “exige muita pesquisa e rigor, e isso, com certeza, pode-se conseguir com um bom embasamento ancorado nas teorias estudadas na universidade”.
O sábado foi dia também de complementação das comunicações científicas, com apresentação de artigos de acadêmicos e professores da instituição. Foi o momento de mostrar os conteúdos referentes às pesquisas desenvolvidas em âmbito acadêmico, como a proposta do estudante Talles Rangel, que apresentou um estudo sobre a utilização da linguagem narrativa no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), do diretor Marcelo Masagão.
No fim da tarde, a jornalista e diretora do cineclube Cineoca, Simone Norberto, expôs sobre a dinâmica do cineclubismo nacional e estadual, o que animou aos presentes na palestra. Norberto respondeu a perguntas sobre como montar um cineclube e deixou um recado simples e animador para o público: “Se você tiver vontade, os filmes, um lugar simples para reproduzi-los e, pelo menos, duas pessoas, já é possível tornar real um cineclube. É preciso uma periodicidade e ideias para expor nas discussões ao fim de cada exibição”.
Para fechar a Jornada da Comunicação, no início da noite, o pátio de entrada da Unir em Vilhena virou palco da apresentação de quatro esquetes teatrais, cumprindo assim o cronograma de atividades científicas, expositivas e culturais do evento. “Ano que vem vamos dar continuidade a este evento, provavelmente no fim do segundo bimestre de 2011, antecedendo ao Intercom Norte, congresso científico de comunicação que muito nos interessa para novas trocas de experiências”, declarou o vice-chefe do Dejor, prof. Me. Sandro Colferai.
A Jornada da Comunicação, Perspectivas para o Jornalismo: Academia e Mercado contou ainda com a realização da palestra de abertura sobre o mercado jornalístico em Rondônia, ministrada pelo ex-editor chefe do jornal Diário da Amazônia, Guarim Liberato; além de uma série de oficinas de crítica e prática de documentário, jornalismo cidadão, radiojornalismo escolar e comunitário, filosofia e ética na comunicação, editoração e arte gráfica e comunicação do serviço público. Houve também a realização da mesa-redonda sobre as perspectivas do jornalismo em Rondônia que contou com a participação dos jornalistas Guarim Liberato, Emanuela Palma, Luiza Archanjo e o representante acadêmico, Sandro Mello, sob mediação do prof. Me. Sandro Colferai. Fonte: (ACS/Dejor/Unir)


Nenhum comentário:

Postar um comentário