segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cultura vilhenense é destaque no estado

O maior município do Cone Sul de Rondônia já entrou para o circuito artístico do estado, pelo aumento do grupo populacional que gosta e pratica as mais variadas formas artísticas. Um exemplo disso é a rota “En Cena Rondônia” (foto), organizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC) que encerra suas atividades em Vilhena, normalmente com peças teatrais. A novidade para o mês de outubro é o festival de músicas inéditas, que será realizado pela mesma instituição no dia 29 de outubro.

Outra manifestação artística que está se fortalecendo é a música, com as já tradicionais Noites da Seresta, organizada por intelectuais do município. Normalmente em um sábado por mês o grupo – que é aberto- se reúne para relembrar um famoso compositor escolhido aleatoriamente, claro com suas mais celebres canções.


Àqueles que preferem um toque clássico, a orquestra sinfônica municipal também não deixa seu público na mão. Clássicos memoráveis são sempre ensaiados, entretanto poucas vezes apresentado, por falta de espaço e público suficiente.


O toque popular fica a cargo dos concursos de interpretações, realizado uma vez por ano em vários pontos da cidade, para que toda a população possa participar. Além desse tipo de festival, a cultura das rodovias, apresentada pelos hippies em Rondônia quase sempre estão em primeira mão em Vilhena, por uma posição geográfica, ou seja: os “malucos de BR”, assim conhecidos, chegam aqui primeiro e já começam disseminar suas artes pelas “terras de Rondon”. (ACS/Dejor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário